Acordo põe fim às sacolas descartáveis nos supermercados

Acordo põe fim às sacolas descartáveis nos supermercados

APAS, Procon-SP e Ministério Público do Estado de São Paulo assinam Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com os últimos detalhes da campanha para substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis.

A campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco desenvolvida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) inicia uma nova fase. Em comum acordo, APAS, Procon-SP e Ministério Público do Estado de São Paulo decidiram pôr fim à cultura do descarte a partir de hoje. O TAC assinado pelas três entidades elege o meio ambiente como prioridade e detalha as responsabilidades dos envolvidos. Os supermercados estão proibidos de vender ou distribuir sacolas descartáveis de qualquer tipo, devendo oferecer uma alternativa gratuita para o transporte das compras. Ao Procon-SP e Ministério Público caberão fiscalizar o não cumprimento aos termos do acordo. Já ao consumidor, será comunicado que as sacolas descartáveis não serão mais distribuídas nem vendidas a partir de hoje, sendo seu papel levar suas sacolas reutilizáveis quando for às compras.

Transição – Conforme o acordo assinado, haverá um período de 60 dias para a desagregação do hábito dos consumidores, prazo em que os supermercados deverão oferecer uma alternativa gratuita para o transporte das compras. Além disso, por seis meses, as lojas deverão disponibilizar como alternativa uma sacola reutilizável econômica com preço de até R$ 0,59. “Os consumidores irão se adaptar aos novos hábitos e contribuir efetivamente com o meio ambiente”, afirma o presidente da APAS, João Galassi. Para que não fique nenhuma dúvida, durante um ano, os operadores de caixa dos supermercados deverão informar os consumidores, antes de passar os produtos, que as sacolas descartáveis não serão mais fornecidas.

Dia do Consumidor – No dia 15 de março, quando é comemorado o Dia do Consumidor, haverá a distribuição gratuita de uma sacola reutilizável para aqueles que adquirirem pelo menos cinco itens nos supermercados. Essa sacola poderá ser trocada pelo consumidor em até seis meses, gratuitamente, se estiver danificada.

O objetivo das mudanças é estimular os hábitos sustentáveis dos consumidores, em benefício do meio ambiente. “Desde o dia 25 de janeiro, data em que os supermercados deixaram de distribuir as sacolas descartáveis, a população vem utilizando os meios de transporte reutilizáveis. Com estes ajustes, a ação terá ainda mais sucesso, com benefícios para o planeta e as futuras gerações”, detalha Galassi. APAS – Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade conta com 1.200 associados, que somam 2.600 lojas. [www.portalapas.org.br | www.vamostiraroplanetadosufoco.org.br |Twitter www.twitter.com/infoapas].

Fonte: Revista Fator