BASF divulga Relatório América do Sul 2010

BASF divulga Relatório América do Sul 2010

BASF atinge seu melhor resultado na região no ano passado. Publicação traz destaques da atuação dos negócios, relacionamento com a comunidade, Fundação Espaço ECO e gestão ambiental.

O Relatório apresenta os resultados da BASF na América do Sul em 2010, ano considerado o melhor na história da empresa na região. A publicação resume as informações mais significativas referentes ao desempenho dos negócios, à atuação socioambiental e ao envolvimento com as partes interessadas (colaboradores, comunidades, parceiros, clientes, governos e ONGs).

No último ano, as vendas tiveram aumento significativo, o posicionamento em segmentos estratégicos – proteção de cultivos e tintas – foi fortalecido e as oportunidades de negócios se ampliaram. A BASF alcançou um volume de vendas de € 3.817 milhões na região, impulsionado pelo aumento do consumo dos produtos e das exportações.

Uma das iniciativas de destaque é a consolidação da integração dos negócios adquiridos da Ciba e o início do processo de integração da Cognis, uma das protagonistas mundiais de químicos especializados e ingredientes nutricionais.

Inaugurações na região- No ano de 2010, a BASF inaugurou o Laboratório de Monitoramento de Resíduos e Testes para Pragas Urbanas e o Laboratório de Cultura de Células, voltado para o mercado de cosméticos, no Brasil; e a CasaE – moradia de eficiência energética –, na Argentina. Foi iniciada a construção da fábrica brasileira de metilato de sódio, anunciada no final de 2009. E, atualmente, a empresa explora novas oportunidades de investimento, que incluem a produção de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP), no Brasil.

Perto da comunidade- Em 2010 a BASF abriu as portas do Complexo de Tintas e Vernizes para compartilhar suas práticas de segurança, saúde e meio ambiente com a comunidade. Foi um dos eventos mais significativos do ano, por sua complexidade e pelo número de convidados – cerca de 4 mil pessoas, entre colaboradores, familiares, parceiros, autoridades, imprensa, moradores locais e representantes de instituições.

Trabalho reconhecido- A empresa conquistou em 2010 alguns prêmios. Pelo quinto ano consecutivo, a BASF, no Brasil, figura na lista do Guia As Melhores Empresas para Você Trabalhar da Você S/A Exame. A revista Época apontou a empresa como a segunda mais inovadora do Pais, pela performance da marca Suvinil. Ainda obteve destaque nos setores químico e petroquímico no ranking As Melhores da Dinheiro 2010, da revista IstoÉ Dinheiro.

Atuação sustentável- Para a BASF, a sustentabilidade é um valor que permeia todas as ações e áreas. Para levar isso a todos os seus colaboradores, no ano passado foram intensificadas as campanhas de segurança e de conscientização sobre a importância dos cuidados com o planeta. A proteção climática faz parte da estratégia, que tem o compromisso de diminuir os impactos e reduzir o consumo de recursos naturais 100 anos de história.

A empresa celebrou datas significativas em diversas unidades na América do Sul em 2010. Foram 60 anos do Complexo de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo (SP); 15 anos da unidade de poliuretanos, em Mauá (SP); 10 anos da unidade de tecnologias ambientais (catalisadores), em Indaiatuba (SP); 30 anos da Estação Experimental Agrícola de Santo Antônio de Posse (SP), 60 anos de atuação na Argentina e 5 anos da criação da Fundação Espaço ECO (SP). Em 2011, a BASF celebra um século de história no Brasil.

Próximos planos- A BASF pretende identificar novas oportunidades para suprir as megatendências globais – produzir alimentos, gerar energia, poupar recursos naturais e promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deseja ampliar sua atuação seguindo o aquecimento de mercado gerado pelo Campeonato Mundial de Futebol, em 2014, e pelas Olimpíadas, em 2016.

O Relatório da América do Sul 2010 pode ser conferido na versão on-line em português, inglês e espanhol no site http://relatorio.basf.com.br.

BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida. 2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor – O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Perfil-A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano.

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall – empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). – Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010.

Fonte: Revista Fator