Braço da Cyrela faz aposta bilionária em shoppings

Braço da Cyrela faz aposta bilionária em shoppings

Com a perspectiva de a área de shopping centers crescer e quase dobrar de participação dentro do seu faturamento, além de prever investimentos de quase R$ 1 bilhão, levando em conta quatro projetos…

SÃO PAULO – Empresas que atuam não só no setor de shopping centers reforçam sua atuação no segmento e despontam para competir com as gigantes Multiplan, BrMalls e Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC). É o caso da Cyrela Commercial Properties (CCP), resultado da cisão da Cyrela Brazil Realty, ocorrida em 2007, que atua ainda com desenvolvimento de edifícios corporativos de alto padrão e de centros logísticos, mas afirma que a sua área que mais deve crescer é a de centros comerciais, quase dobrando sua participação dentro do faturamento da companhia, além de prever investimentos médios de R$ 1 bilhão, levando em conta os projetos em andamento e intenção de lançar dois novos shoppings este ano.

De acordo com José Roberto Voso, diretor de shopping centers da CCP, hoje, a locação de shoppings representa 24,9% da receita bruta da companhia, que foi de R$ 149,1 milhões em 2009, sendo que tem potencial para chegar a 45% do faturamento em cerca de três anos. 53% da receita ainda é oriunda da locação de edifícios e 4% da locação de Centros de Distribuição (CDs), sendo o restante obtido por meio de vendas de propriedades e prestação de serviços de administração.

“Nossa atuação no segmento passava desapercebida pelo mercado, a partir de 2007, com a cisão e o IPO (oferta inicial de ações na bolsa de valores) passamos a pensar em novos projetos. O DNA da Cyrela fez com que herdássemos a parte de edifícios, mas as áreas de shoppings e a industrial, que eram pequenas, são as que mais devem crescer. O intuito da separação já foi desenvolver essas atividades”, explica o diretor.

Cada mall da companhia custa em torno de R$ 200 milhões, sendo que cerca de R$ 600 milhões devem ser investidos nos malls já anunciados, além da expansão do Shopping ABC Plaza, que deve consumir mais R$ 60 milhões.

A CCP ainda fez no ano passado um joint venture com o GIG Real State, braço imobiliário do fundo do governo de Cingapura, e o fundo de pensão canadense Canadian Pension Plan (CPP). Na joint venture, a CCP possui 25% e os fundos 37,5% cada, sendo que a parceria disponibilizou R$ 400 milhões para investimentos.

Até agora os investidores estão participando de dois empreendimentos, no Shopping Pirituba, cujo terreno na Marginal Tietê, em São Paulo, foi comprado no final de 2009, e em um edifício corporativo no Rio de Janeiro. “Todo novo projeto apresentamos a eles, que podem participar ou não. Se sim, entramos com 25% do investimento e eles o restante. Quando o capital (R$ 400 milhões) acabar podemos fazer novo contrato ou procurar novos parceiros”, afirma Voso, que não descarta parcerias com outras empresas do setor.

A companhia deve focar em shoppings com mais de 25 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), nos mercados do sul e sudeste, onde procura novos terrenos, sendo que aposta em empreendimentos em que tenha pelo menos 15% de retorno.

Entre os projetos em andamento está ainda o Shopping Metropolitano, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com previsão de ser inaugurado em 2012 e que ficará próximo as futuras instalações da vila olímpica durante as Olimpíadas de 2016. Outro é o Shopping Matarazzo, que pode ser entregue em 2012 e será localizado na Avenida Paulista, os projetos aguardam aprovações dos órgãos municipais. A CCP tem portfólio avaliado em R$ 1,62 bilhão, tem participação no Shopping D, em São Paulo e no Shopping ABC Plaza, em Santo André.

Concorrência

A área de shoppings está se tornando cada vez mais importantes também para o Grupo Zaffari, sendo que a locação de espaços comerciais e de serviços deve passar a representar 50% da receita líquida do grupo após a inauguração da primeira fase do Bourbon Shopping Wallig, localizado em Porto Alegre (RS) e previsto para o segundo semestre de 2011. A companhia, que também é supermercadista, detém agora sete shoppings. O grupo anunciou investimento de cerca de R$ 250 milhões este ano, 25% mais do que em 2009, sendo que a maior parte irá para o novo mall.

A JHSF, construtora, incorporadora e que atua em shoppings também afirmou, após a divulgação dos resultados de 2009, que está em boa situação financeira e deve aumentar investimentos na área. Hoje está com o projeto de expansão do Shopping Cidade Jardim (SP) e construiu o Shopping MetrôTucuruvi (SP), o Shopping Bela Vista (BA)e o Shopping Ponta Negra (AM).

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