Brasileiros estão mais conscientes em relação ao consumo, indica MMA

Brasileiros estão mais conscientes em relação ao consumo, indica MMA

Pesquisa do Ministério do Meio Ambiente compara duas décadas de percepção das pessoas sobre temas ambientais e relacionados ao consumo sustentável.

Vinte anos depois do primeiro estudo, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou, no dia 16, os dados comparativos de todo o período (1992 a 2012), que indicam evolução na consciência ambiental do brasileiro. Neste ano, os resultados da pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável” mostram um retrato sobre o tema e apontam tendências que vão colaborar com as próximas políticas públicas de meio ambiente.

“O ministério participou de todo o processo, desde a elaboração das perguntas até o treinamento dos profissionais que aplicaram a pesquisa”, afirmou a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo. “Inclusive, verificamos a aplicação dos questionários. Queremos seriedade e confiabilidade nos dados”.

A pesquisa aponta que 85% da população estão dispostos a aderir à campanha de redução do uso de sacolas plásticas. E, onde há campanha, 76% aderiram a ela. “Para o MMA, as sacolas plásticas são um flagelo ambiental”, frisou Samyra Crespo durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira. Ela destacou o aspecto poluidor das sacolinhas, além do perigo de morte que elas representam para os animais.

Principais números

• Em 20 anos, diminuiu consideravelmente o número de brasileiros que não sabe identificar os problemas ambientais: de 47% foi para 10%. Ou seja, a percepção do brasileiro sobre meio ambiente quadruplicou neste período.
• 28% dos brasileiros se orgulham do Brasil por causa do meio ambiente (natureza)
• Sobrevivência é o que motiva o cuidado com o meio ambiente.
• Entre os problemas ambientais do Brasil apontados pelos entrevistados, o lixo subiu de 4%, em 1992, para 28%, em 2012.
• Separação do lixo: 48% dos brasileiros dizem que separam. 30% levam sacola própria ou carrinho para fazer compras e evitam sacolas plásticas. 76% aderem à redução de sacolinhas plásticas.
• A Região Sul é campeã em consciência ambiental. 55% sabem o que é consumo sustentável por lá. 80% separam o lixo.
• Houve uma descentralização sobre a percepção do brasileiro em relação a quem tem a responsabilidade de solucionar os problemas: governo estadual dobrou (de 33 a 61%), prefeituras subiu (30 a 54%) e comunidade aumentou (15 a 21%). Mas a noção de que cabe ao governo cuidar do meio ambiente ainda se sobressai à responsabilidade individual e coletiva.
• Na média nacional, 34% sabem o que é consumo sustentável.
• O consumo de orgânicos cresce. Vinte anos atrás, só se encontravam produtos sem agrotóxicos em feiras e mercados especializados. Hoje, muitos supermercados já oferecem essa opção.

Conclusões
• Quanto mais urbano e escolarizado, mais consciente o brasileiro é das questões ambientais.
• A pesquisa mostra que conceitos sofisticados como “desenvolvimento sustentável”, “consumo sustentável” ou “biodiversidade” já fazem parte do repertório de muitos brasileiros.
• A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a campanha Saco é um Saco ecoam junto à população.
• Nesses 20 anos, os jovens entraram no ranking da consciência ambiental. Este dado já é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido. Atualmente, todas as faixas etárias estão no ranking.
• Há uma diferença muito grande em relação ao Sul e Sudeste e outros estados.
• A maioria dos brasileiros ainda tem uma visão naturalista sobre desenvolvimento sustentável. A ideia dos três pilares (ambiental, social e econômico), base do desenvolvimento sustentável e mote da Rio+20, precisa ser trabalhada mais.
• No geral, os brasileiros ainda possuem hábitos prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo na hora de descartar o lixo (fase chamada de pós-consumo).
• Os brasileiros não consideram a preocupação com o meio ambiente no Brasil exagerada e não estão dispostos a ter mais progresso às custas da depredação dos recursos naturais.

Histórico
Em 1992, a primeira pesquisa da série foi intitulada “O que os brasileiros pensam da ecologia”. Até então, não havia pesquisa completa na área, apenas dados encomendados por empresas sobre a poluição nas cidades. De lá para cá, foram cinco edições. Em cada uma, foram explorados os “temas quentes” do momento. Em 2006, por exemplo, ano da COP8, a pesquisa incluiu questões ligadas à biodiversidade. Este ano, a pesquisa focou em consumo sustentável, um dos principais temas da Rio+20.

A pesquisa teve sempre o mesmo formato: uma etapa qualitativa e uma quantitativa. A etapa qualitativa desta edição foi realizada com o apoio de empresas do ramo de alimentos e varejo – Pepsico, Unilever e Walmart – e a etapa quantitativa foi apoiada pelo Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (PNUMA) e executada pela empresa de pesquisa CP2, por meio de processo licitatório.

Enquanto a etapa quantitativa ouve a opinião dos brasileiros em todas as regiões do país, e é representativo da população adulta com mais de 16 anos residentes em domicílios rurais e urbanos, a pesquisa qualitativa ouve os “formadores de opinião”.

Para acompanhar e validar as atividades relacionadas à pesquisa, foram convidados especialistas na área de consumo e meio ambiente, ligados a centros de pesquisas das principais universidades do país e do MMA para compor um comitê técnico-científico. Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, foi um dos participantes desse comitê.

Fonte: Akatu