Brasileiros valorizam as boas relações de trabalho

Brasileiros valorizam as boas relações de trabalho

O comportamento das empresas nas relações de trabalho é a ação de responsabilidade social mais valorizada pelo brasileiro. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu, em parceria com o Instituto Ethos, com 880 pessoas em 11 capitais, que mensurou a percepção do consumidor sobre a sustentabilidade empresarial. Práticas como promoção de igualdade e diversidade, adoção de políticas justas de remuneração e combate ao trabalho infantil, por exemplo, estão entre as medidas mais importantes que as companhias podem adotar para garantir a admiração dos consumidores.

De acordo com Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, as relações com os funcionários estão entre as ações mais bem avaliadas pelo fato de que a maioria dos entrevistados é composta por trabalhadores. “O consumidor tende a destacar um conjunto de práticas que dizem respeito à própria realidade”, afirma.

O item que ocupa o topo do ranking está relacionado à igualdade de oportunidades para mulheres, negros e pessoas com deficiência. Em segundo lugar, os consumidores valorizam as empresas com metas para reduzir diferenças raciais e de gênero. As políticas justas de remuneração estão na quarta posição do levantamento.

Embora sejam bem vistas pelos brasileiros, as ações relativas ao respeito com o trabalhador ainda não são efetivamente adotadas pelas companhias na mesma medida. Enquanto 80% dos entrevistados apontam que essas práticas são importantes, apenas 44% das empresas promovem ações de recursos humanos nesse sentido. “As empresas ainda pautam suas práticas em função dos valores de seus principais executivos”, diz Mattar. (VS)

Fonte: http://www.valoronline.com.br/impresso/eu-carreira/108/367023/brasileiros-valorizam-as-boas-relacoes-de-trabalho