19 abr Centro de São Paulo terá 10 mil habitações construídas por meio de parceria público-privada
Edital de chamamento para as empresas foi publicado. Modelo poderá ser replicado no litoral paulista
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a construção de 10 mil unidades habitacionais na região central da capital por meio de parceria público-privada. As habitações serão construídas ou reformadas na Sé, República, Santa Cecília, Bom Retiro, Pari, Brás, Belém, Mooca, Cambuci, Liberdade, Bela Vista e Consolação.
O edital de chamamento para as empresas privadas foi publicado hoje (17). Os interessados têm agora 30 dias para efetuar o cadastro inicial através da ficha presente no edital e 120 dias para entregar os estudos técnicos desenvolvidos, que incluem duas vias físicas e duas vias eletrônicas. Todos estes documentos devem ser endereçados ao Secretário Executivo do Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas.
As obras aprovadas serão executadas a partir de 2013. Além da oferta de novas moradias ou reformas de prédios já existentes, os projetos também devem conter soluções para melhoria da mobilidade da população, aprimoramento da infraestrutura local e ampliação do comércio da região. As famílias escolhidas deverão ter renda mensal de até 10 salários mínimos, com 90% das moradias sendo destinadas a famílias com renda de até cinco anos. Além disso, o atendimento é dirigido para pessoas que trabalhem na região central e não possuam imóveis em qualquer lugar do país.
Esta iniciativa pode ser replicada para outras regiões do estado de São Paulo, como prevê o edital. Outras 40 mil moradias devem ser construídas no litoral paulista com o objetivo de retirar famílias de áreas de risco.
Fonte: PiniWeb