Entidades do setor criam fórum para promover construção sustentável

Entidades do setor criam fórum para promover construção sustentável

Câmara Municipal de São Paulo, SindusCon-SP, AsBEA, CAU-SP, CBCS, Crea-SP e Secovi-SP se reunirão mensalmente para debates sobre o desenvolvimento sustentável do país
Kelly Amorim, do Portal PINIweb

Na última segunda-feira (9) foi criado por entidades privadas e órgãos públicos o Fórum de Desenvolvimento Urbano e Construção Sustentável, uma articulação permanente que objetiva fomentar a adoção de tecnologias nas construções que promovam a conservação e reuso de água, economia de energia, gestão adequada de resíduos e conforto térmico.

Formado a partir de uma iniciativa do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), o fórum é composto pela Comissão de Política Urbana Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP), a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) e o Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP).

Durante a reunião de abertura do fórum, feita em São Paulo, as entidades se comprometeram a instalar, manter e divulgar o fórum e suas atividades, contribuindo para a integração urbana, o combate às mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável do país.

As organizações se reunirão no máximo duas vezes por mês. Cada participante indicará um membro titular e um suplente. Todas as decisões serão tomadas por consenso e a coordenação exercida por um dos seus membros eleitos para um mandato de um ano. No primeiro ano, a coordenação caberá conjuntamente ao CBCS, Secovi-SP e SindusCon-SP, e o secretariado à Universidade Nove de Julho.

Fonte: Pini