Hortolândia, em São Paulo, inaugura usina de reciclagem de materiais de construção

Hortolândia, em São Paulo, inaugura usina de reciclagem de materiais de construção

Capacidade de produção da usina será de 320 toneladas por dia, recebendo tijolos e blocos de obras da região

A cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, acaba de inaugurar sua Usina de Reciclagem de Entulho (URE Hortolândia), que irá reaproveitar o lixo proveniente da construção civil em obras da cidade e da região. O projeto foi feito pela prefeitura em parceira com o Instituto Nova Agora de Cidadania (Inac), Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com investimento total de R$ 3 milhões.

A usina terá centro de recepção, triagem, processamento e transbordo. Com capacidade de produção de 320 toneladas de material por dia, irá transformar tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico em areia, pedras e bicas corridas. O material reciclado será revendido, com preço reduzido.

Além de Hortolândia, mais sete municípios da região irão depositar seus resíduos na usina. Entre eles, estão Sumaré, Americana e Santa Barbara d’Oeste. A usina espera gerar cerca de 160 empregos diretos e indiretos para a execução de atividades internas de triagem, pesagem, controle e processamento de resíduos.

O projeto faz parte da primeira etapa do Programa SIGAH (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), que também prevê a construção de uma usina de processamento dos resíduos urbanos, cooperativa de reciclagem e usina de processamento de biodiesel e pneus, entre outras ações.

Fonte: Pini Web