IBGE vai mudar cálculo do PIB por alteração da produção industrial

IBGE vai mudar cálculo do PIB por alteração da produção industrial

Nova pesquisa industrial, que compõe o PIB, será divulgada em maio. IBGE diz que não saber se PIB vai subir ou cair com a mudança.

O PIB, que é a soma de tudo o que é produzido no país, vai ser modificado a partir da próxima divulgação, em 30 de maio e referente ao primeiro trimestre do ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mudança se deve à alteração na pesquisa de produção industrial mensal, que vai incorporar novos produtos como tablets e biodiesel e perder outros, já a partir de divulgação de maio, com dados referentes a março.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a revisão do PIB ocorre sempre que há atualização de alguma pesquisa usada como base do cálculo do PIB, como é o caso da produção industrial. O instituto diz não saber se haverá aumento ou redução do PIB ou da produção industrial com a mudança metodológica já que haverá entrada e saída de produtos pesquisados e também a alteração de peso de produtos que serão mantidos na cesta.

A reformulação da pesquisa de produção industrial, que será divulgada no dia 7 de maio, vai levar à atualização dos dados desde janeiro de 2012. A mudança ocorre para incorporar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas 2.0 (CNAE), atualizar a amostra de setores, produtos e informantes, a estrutura de ponderação dos índices e a infraestrutura tecnológica dos instrumentos de coleta, apuração e análise dos indicadores.

A CNAE padroniza os códigos de atividade econômica dos órgãos da administração tributária do país e é elaborada pela Receita Federal com orientação técnica do IBGE.
De acordo com nota técnica publicada no site do IBGE, os índices de produção industrial calculados na pesquisa mensal buscam apontar as “alterações das quantidades de bens e serviços produzidos ao longo do tempo”.

PIB muda em 2015

Além desta mudança como consequencia da alteração da pesquisa industrial, o PIB está passando por um mudança metodológica maior para o cálculo anual e que deve ser divulgada em 2015. Desde 2012, o IBGE não divulga o PIB anual por conta dessa revisão.A mudança faz parte de uma rotina de alterações a cada dez anos, diz o instituto, e vai incluir informações de pesquisas mais novas feitas pelo IBGE, além de dados que não eram apurados.

Entre as mudanças estão a utilização dos dados da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física para aperfeiçoar os resultados dos gastos das famílias e a incorporação de gastos em pesquisa e desenvolvimento como investimento. Também serão atualizados dados com o Censo Agropecuário de 2006, a Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008/9 e o Censo Demográfico de 2010.

Com a mudança, serão divulgados os resultados anuais detalhados para os anos de 2010, 2011 e 2012 com as modificações previstas e atualizados os resultados do PIB de 1995 a 2009 e as séries trimestrais.

Fonte: G1