Intervenção sobre o meio ambiente ganha espaço em SP

Intervenção sobre o meio ambiente ganha espaço em SP

A cidade de São Paulo ganhou mais uma criativa obra para chamar a atenção sobre a preservação do meio ambiente. Depois das sacolas reutilizáveis gigantes espalhadas nas ruas e parques da capital – intervenção da Associação Paulista de Supermercados (APAS) realizada em janeiro deste ano com o objetivo de conscientizar a população para a importância da substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis – labirintos com mais de 30 toneladas de lixo foram montados para chamar a atenção da população.

As obras são da Attack Intervenções Artísticas e do artista plástico Eduardo Srur. A primeira delas, no Parque Villa Lobos (zona oeste), ficará exposta até o dia 25 de março, e em breve dois novos labirintos serão montados: um no Parque da Juventude (4 de março) e outro no Parque Ecológico do Tietê (11 de março).

A intervenção faz parte do Cultura Livre SP, projeto do governo do Estado que promove atividades culturais gratuitas em espaços públicos da capital.

A obra

Como o próprio nome sugere, os labirintos foram idealizados para permitir uma interação do público percorrendo os corredores de lixo. Cada obra é composta por 30 toneladas de materiais recicláveis na forma de um labirinto geométrico de 300 metros quadrados.

Mais de 200 fardos de diversos materiais, como garrafas PET, plásticos, embalagens e alumínio formam as paredes da instalação, que tem espelhos de acrílico no seu interior e dois acessos para circulação do público. Todo o material utilizado foi adquirido de cooperativas de catadores.


Doze sacolas gigantes ficaram expostas na capital para chamar a atenção sobre a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco.

Fonte: Vamos tirar o planeta do sufoco