Investimento no país aumentará com novo regime automotivo, diz MDIC

Investimento no país aumentará com novo regime automotivo, diz MDIC

Por Francine De Lorenzo e Carlos Giffoni | Valor

SÃO PAULO – A secretária do desenvolvimento da produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloísa Menezes, afirmou nesta terça-feira, durante evento do setor de autopeças e equipamentos em São Paulo, que o novo regime automotivo vai aumentar o nível de investimentos e de pesquisa e que o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vai propiciar o desenvolvimento de produtos que não existem no país.

“O PSI criou uma linha muito importante de médio prazo voltada para projetos transformadores nessa cadeia, que financiará o desenvolvimento de produtos que ainda não existem no país. A indústria de autopeças requer medidas atrativas para que substitua importações e seja mais inovadora”, afirmou. A secretária se referia ao PSI Projetos Transformadores, que faz parte do pacote de medidas anunciado na semana passada pelo governo para estimular a produção nacional. O projeto se destina à melhoria de capacidade tecnológica de setores com mão de obra intensiva.

Em outra linha, a que estimula a produção de caminhões e ônibus, ela ressaltou que a taxa de juros do PSI (de 10% ao ano, para 7,7%) para o setor caiu e o prazo de financiamento aumentou de 96 meses para 120 meses. “A alteração de condições, prazos e carências com limite de financiamento terão impacto direto no setor de autopeças”, afirmou. “O Revitaliza também traz condições financeiras importantes, que têm objetivo de elevar a competitividade da cadeia automotiva, aumentar investimentos em inovação, pesquisa, focalizadas nos fornecedores da cadeia de autopeças com rebatimento na indústria automotiva.”

(Francine De Lorenzo e Carlos Giffoni | Valor)

Fonte: Valor