Mensagem da Direção: Confira o depoimento da Diretora de Gestão de Pessoas da Quimicryl, Vita Tereza!

Mensagem da Direção: Confira o depoimento da Diretora de Gestão de Pessoas da Quimicryl, Vita Tereza!

“Quando resolvemos relatar as ações da Quimicryl através da GRI, foi porque percebemos que com essa atitude estaríamos envolvendo os nossos colaboradores em um projeto que fizesse com que eles ajudassem a empresa a crescer e também levar essa visão de sustentabilidade para fora da empresa. Essa foi uma estratégia assertiva e sabemos que o futuro da empresa estará garantido enquanto estivermos trabalhando em direção a sustentabilidade.”


A Direção da Quimicryl sempre teve um pensamento de prosperidade, ou seja, de adotar atitudes que pudessem fazer com que a empresa se perpetuasse e a sustentabilidade veio para reforçar esse pensamento.

Quando resolvemos relatar as ações da Quimicryl através da GRI, foi porque percebemos que com essa atitude estaríamos envolvendo os nossos colaboradores em um projeto que fizesse com que eles ajudassem a empresa a crescer e também levar essa visão de sustentabilidade para fora da empresa. Essa foi uma estratégia assertiva e sabemos que o futuro da empresa estará garantido enquanto estivermos trabalhando em direção a sustentabilidade.

Com essa economia atual não temos certeza do que poderá acontecer no futuro, sabemos que estamos atravessando uma crise e isso poderá afetar as empresas, por isso temos que ficar atentos aos acontecimentos para tomada de decisões. Por exemplo, o índice de desemprego está se elevando e isso só aumenta o pessimismo para o próximo ano. Para 2015, a inflação projetada continua em 5,70%. O crescimento econômico deve chegar a -2%, uma taxa extraordinariamente baixa para uma economia emergente.
Esse cenário vai influenciar bastante a Quimicryl, que busca o seu crescimento e o crescimento dos seus colaboradores que pretendem ter suas casas próprias e fazer uma reserva para o futuro. Pensando como gestão de pessoas isso é bastante desmotivador e triste. Se a economia do país ficar estagnada nós também ficamos de mãos atadas.
A Quimicryl tem suas estratégias muito bem planejadas, uma delas é a busca do crescimento e a consolidação das metas do plano de vendas, outra estratégia é garantirmos novamente os certificados da Qualidade e Ambiental que seremos auditados num futuro próximo, maio de 2015. Para médio prazo consolidarmos a governança corporativa, com a criação do GAQ – Grupo de Apoio a Quimicryl – que se formou em 2013 e que vem a cada dia amadurecendo e mostrando que uma empresa pode ser melhor se todos trabalharem unidos e com um mesmo objetivo.
Em longo prazo desejamos estar num patamar de vendas já superado, isto é, faturando muito, talvez o dobro ou o triplo, para garantirmos melhores salários e mais treinamentos para os nossos colaboradores.

Em minha opinião uma das realizações da Quimicryl em 2014 foi a mudança no quadro societário da empresa com a admissão de mais seis sócios quotistas sendo eles ex-funcionários, saindo do sistema de contrato CLT e passando para o quadro de acionistas. Isso mostra o retorno dos investimentos feitos em educação e treinamentos específicos, formando nossos colaboradores em grandes profissionais e capazes de administrar uma empresa: essa é uma demonstração da nossa participação na sociedade transformando pessoas comuns em cidadãos de respeito e responsabilidade. Outra realização importante foi a criação do CRM – Processo de Comunicação, Relações Públicas e Marketing – que vem se consolidando aos poucos, mas com grandes desafios pela frente.

O que chamo de fracasso é uma luta constante para conseguirmos atingir as metas estipuladas em nosso plano de vendas, pois esse objetivo faz parte de todos os processos e é uma busca constante que já está no dia a dia de todos os colaboradores e quando terminamos o ano sem termos atingido essa meta, chamo de fracasso, mas a luta continua e ainda mais forte, não deixamos nos abater por isso.
Para 2015 os desafios são muitos, além de atingirmos as metas do plano de vendas, consolidarmos a meritocracia e continuarmos essa empresa inovadora, com líderes cheios de vigor e vontade de crescer.

Acesse a entrevista completa aqui: Vita Tereza, Diretora de Gestão de Pessoas da Quimicryl