20 jul Mercado de embalagens registra baixa de 5,4% nos lançamentos em 2011
Estudo se baseou nas comparações entre o primeiro semestre de 2010 e 2011. Neste ano foram lançadas 134.918 embalagens
Da Redação
19/07/2011 – Pesquisa realizada com base numa amostra de 127.630 embalagens lançadas no mundo, revela que o primeiro semestre de 2011 registrou um decréscimo de 7.288 unidades no lançamento de embalagens, na comparação com o mesmo período de 2010. O estudo foi elaborado pelo Laboratório de Monitoramento Global de Embalagem do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e utilizou a ferramenta GNPD (Global New Product Database) para as análises.
Segundo o professor e coordenador do Núcleo da ESPM, Fabio Mestriner, a crise econômica de 2008 e as sucessivas pequenas crises que ocorreram em seguida, afetaram a dinâmica de marketing de vários mercados. “O lançamento de uma nova embalagem tem um período de preparação, exige investimentos e é diretamente prejudicado pelas incertezas do cenário de negócios. O que estamos vendo é que as incertezas reais ou imaginárias estão de fato influenciando negativamente o ritmo dos lançamentos”, afirma.
Estes números referem‐se aos lançamentos efetivados no período e mostram a estratégia de marketing dos segmentos de consumo como alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, cosméticos, limpeza e pet food. A caída de 5,4% é ainda maior que a confirmada no primeiro trimestre de 2011 – registrada em 4,89%.
Lançamentos no Brasil
No País, a pesquisa se utilizou de uma amostra de 5.916 embalagens lançadas nesse primeiro semestre de 2011 e detectou que houve uma redução de 451 unidades, já que no mesmo período em 2010 foram lançadas 6.367 embalagens.
O mercado brasileiro já havia registrado um declínio de 15,41% nos lançamentos de 2010, mas a queda continuou em 2011, só que num ritmo menor. Foram 11,96% no primeiro trimestre e 7,08% no primeiro semestre.
“Ao contrário do que muitos imaginam, o Brasil não está imune aos efeitos das incertezas globais. Devemos lembrar que no ano passado tivemos eleições que foram vencidas por uma candidata sem experiência política em cargos executivos. Havia também dúvidas sobre como seria seu eventual governo”, comenta Mestriner.
Segundo apontamentos da pesquisa, o Brasil que foi o segundo País que mais lançou embalagens em 2009, caiu para o oitavo lugar em 2011. O destaque do período vai para embalagens de esmalte de unha, que continuaram subindo e alcançaram o quarto lugar entre as categorias com maior número de lançamentos. Já as novidades de marca própria recuaram no mundo, mas prosseguem crescendo no Brasil – correspondendo a 19% dos lançamentos.
As embalagens rígidas voltaram à liderança entre o tipo de embalagem mais adotado nos lançamentos, ultrapassando novamente as embalagens flexíveis. “Os tipos de embalagens mais adotadas nos novos lançamentos foram os frascos em plásticos e vidro, seguido das embalagens flexíveis também de plástico e papel”, analisa Mestriner.
Mesmo com quedas sinalizadas pelo estudo, o mercado brasileiro vem se beneficiando do aumento do consumo. “Tivemos um ano de 2010 excelente com crescimento na produção física de 10,13% e devemos ter crescimento, embora menor, em 2011. Quanto à recuperação do número de lançamentos, não vejo no horizonte um cenário de redução das incertezas em função da economia”, finaliza Mestriner.
Colaboração: Victor Prates
Fonte: Celulose Online