14 abr Mudanças de temperatura podem aumentar risco de gripes e resfriados
Abrir as janelas da casa, alimentar-se bem e beber muito líquido ajuda a evitar doenças
O verão passou e já se começa a sentir os dias mais frescos de outono. Mas com a mudança de clima, as doenças da estação reaparecem. Segundo a pediatra Ana Escobar, do programa “Bem Estar”, é comum as pessoas ficarem doentes nessa época do ano, pois se sofre mais com o ressecamento nas vias respiratórias.
Isso acontece por causa da diminuição dos batimentos dos cílios de defesa do nosso corpo, localizados no nariz e garganta, por exemplo. “Quanto menor a temperatura, menos esses cílios se movimentam e a redução nesses batimentos pode facilitar a entrada de micro-organismos, já que reduz a imunidade”, explica a médica.
Por isso, muita gente costuma pegar gripes ou resfriado. Para quem está doente, a dica da médica é ficar de repouso e beber muito líquido.
Segundo a enfermeira Karina Gomiero, outra maneira de se proteger é tomar a vacina contra a gripe. “Qualquer pessoa a partir dos 6 meses de vida pode tomar”. A restrição só existe para quem tem sensibilidade a ovo, como explicou a especialista. Ela alertou que a vacina inativa o vírus, o que torna impossível ficar gripado após a dose. De maneira geral, outras maneiras de se proteger são: lavar as mãos e evitar aglomerações.
Segundo a pediatra, no caso das crianças, é fundamental que a vacina seja dada a partir dos 6 meses, já que o vírus da gripe pode causar transtornos pulmonares e respiratórios significativos.
O outono e a sua saúde
Por que ficamos mais doentes?
A garganta tem cílios que funcionam como defesa para expelir agentes patogênicos. Quando a temperatura muda, o movimento desses cílios diminui e a defesa fica enfraquecida. Os vírus conseguem se proliferar e a pessoa fica doente.
Doenças comuns
Amidalite, otite, sinusite, faringite, laringite, bronquite, pneumonia e asma.
Dicas
Se ficar doente, tome bastante líquido para eliminar a secreção com facilidade, mantenha uma boa alimentação e fique em repouso para recuperar as defesas e expelir o vírus.
Prevenção
Mantenha uma boa alimentação, durma bem, faça atividades físicas e evite alterações bruscas de temperatura. Abrir as janelas da casa e trocar a roupa de cama com frequência também ajuda.
Fonte: BANESCAIXA