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“A nossa missão continua sendo a de voltar o olhar para os processos dos clientes, descobrir lacunas e, a partir delas, buscar possibilidades de inovar em produtos e serviços, usar tecnologias mais modernas e limpas, diminuir custos e gerar novos negócios, ou seja, Criar Valor Sustentável. “

O cliente sempre foi o centro do modelo de negócios da Quimicryl. Criar sintonia, saber escutar, entender suas necessidades, desenvolver soluções e estabelecer relações de confiança. Foi por isto que em 2010, decidimos incorporar o modelo de valor sustentável às estratégias corporativas. Esta decisão ampliou a capacidade de identificar riscos e oportunidades das nossas atividades, assim como das atividades dos clientes. Além disso, foi possível alinhar o discurso sobre os atributos técnicos, ambientais e sociais dos produtos, serviços e operações.

A nossa missão continua sendo a de voltar o olhar para os processos dos clientes, descobrir lacunas e, a partir delas, buscar possibilidades de inovar em produtos e serviços, usar tecnologias mais modernas e limpas, diminuir custos e gerar novos negócios, ou seja, Criar Valor Sustentável.

As expectativas para 2015 são modestas, indicam cautela e contenção de investimentos. Diante deste cenário, a grande oportunidade em vista é a de apoiar os clientes a obterem os melhores resultados possíveis. Em 2015 daremos continuidade as estratégias de comunicação responsável e educação para o consumo consciente. Sabemos que a prática da sustentabilidade requer mudança de hábitos. Por conta disso, é fundamental transmitir a mensagem de uma maneira didática e respeitar o tempo de cada um. Por outro lado, é essencial fornecer informações confiáveis, consistentes, comparáveis e verificáveis.

Consolidar a governança corporativa do GAQ, atingir as metas de crescimento econômico e conectar as partes interessadas são as principais estratégias para 2015. O ano de 2015 será também um marco para o planejamento estratégico, pois será quando analisaremos os compromissos firmados em 2010 e traçaremos novas rotas rumo a 2020.

Em 2014 as principais realizações foram os investimentos em tecnologia da informação e infraestrutura produtiva, fundação da área de CRM (Comunicação, Relações Públicas e Marketing), conexão com clientes e colaboradores (diálogos sobre sustentabilidade e estratégia), envolvimento de todas as áreas com o Plano de Vendas, gestão dos indicadores relacionados com impactos ambientais, além do inventário, neutralização e compensação das emissões de gases de efeito estufa.

A Quimicryl vivencia um novo ciclo de transformação, com novos sócios e grandes desafios. Quando olhamos para o que está acontecendo no Brasil e no Mundo, conseguimos visualizar o potencial que temos de ampliar a proposta de valor para os setores de adesivos e construção. Temos atingido as metas das perspectivas ambiental, clientes, qualidade, comunidade e pessoas, contudo não conseguimos atingir as metas de crescimento econômico. Sendo assim, nossos principais objetivos são expandir os negócios, conquistar um relacionamento de confiança e diálogo com todos os grupos que afetam nosso negócio e que estes diálogos gerem aprendizado e inovação. Conquistar a atenção dos mercados de adesivos e construção nesta era de múltiplas plataformas, tempo real e hiperconexão. É preciso ser relevante! Estimular mudanças de comportamento e influenciar também a cadeia de valor sobre a importância da comunicação responsável. Acolher o erro. Sabemos que os nossos processos ainda não são perfeitos, mas precisamos compartilhar essa fase de transformação.

Acesse a entrevista completa aqui: Cláudia Fernandes, Diretora de Comunicação da Quimicryl

“A sustentabilidade sempre esteve presente. Eu costumo dizer que a sustentabilidade já nasceu com a Quimicryl, é uma vocação. Antes de saber o que era, já fazíamos, já estávamos preocupados com as questões de meio ambiente e pactos globais. Virou estratégia porque queríamos ser diferentes e vemos isso como uma vantagem de perpetuação da empresa”.

A sustentabilidade sempre esteve presente. Eu costumo dizer que a sustentabilidade já nasceu com a Quimicryl, é uma vocação. Antes de saber o que era, já fazíamos, já estávamos preocupados com as questões de meio ambiente e pactos globais. Virou estratégia porque queríamos ser diferentes e vemos isso como uma vantagem de perpetuação da empresa, ser sustentável, o tripé da sustentabilidade.

O ano de 2015 será difícil. Em 2008 já tivemos a crise global e este ano (2015) a crise econômica e política. Temos que ser mais rápidos nas decisões e com o aumento do dólar, tomar cuidado com a imagem da empresa pois embora o momento seja de baixo consumo, estamos enfrentando um alto custo.

Sermos eficientes no plano de vendas é uma estratégia para curto prazo. Estamos aprendendo, estruturando. Em médio prazo, desejamos operar com capital próprio e em longo prazo dobrar o faturamento, nossa lucratividade.

A mudança da Infraestrutura de Tecnologia da Informação, nossa parceria com a Green Farm, o Plano de Vendas com metas desafiadoras e a formação do GAQ (Grupo de apoio Quimicryl) são as realizações da Quimicryl em 2014. A criação deste grupo coloca a empresa no mesmo rumo, não há competição. Vejo que neste grupo somos bem unidos e todo mundo está olhando para mesma direção. Como fracasso, não ter atingido as metas de vendas.

Para 2015 os principais desafios são fazer as estratégias funcionarem, dar andamento no projeto de Voluntariado e nossos trabalhos com a Comunidade.

Acesse a entrevista completa aqui: Simone Moreto, Diretora de Controladoria da Quimicryl

“A sustentabilidade foi incluída como estratégia pois trata-se de uma questão de futuro. Hoje acredito que nenhuma empresa ou economia no mundo se sustenta se não tiver isso em sua política e práticas.”

A sustentabilidade foi incluída como estratégia pois trata-se de uma questão de futuro. Hoje acredito que nenhuma empresa ou economia no mundo se sustenta se não tiver isso em sua política e práticas. É uma tendência mundial e acredito que irreversível.

As incertezas do mercado econômico em si, como a alta do dólar, desconfiança no mercado Brasileiro, queda da cotação do petróleo são ações que afetam diretamente o processo de logística. A logística trabalha com a gestão das informações sendo elas oriundas do processo de vendas, desenvolvimento e com a instabilidade do mercado essas informações muitas vezes não chegam no tempo certo ou não têm a credibilidade necessária para uma boa tomada de decisão sobre um futuro investimento ou ação.

Para a o processo de Assistência Técnica podemos falar das tendências da área de construção civil como paredes de concreto, processo que aprimora e dá velocidade ao canteiro de obra. Outra tendência de negócio gerada pela ação de nosso governo, é o projeto Minha casa, Minha vida. São ações que diretamente impactam no processo de assistência técnica de nossa equipe e aprimoramento da gestão do processo em si.
Dentre as estratégias da empresa em curto prazo estão atingir as metas de faturamento, em médio prazo ter maior participação nos mercados de construção civil e adesivos, com novos produtos e atingindo novos mercados, por exemplo, mercado de colchões e Minha casa, Minha vida.

Apesar de não termos atingido as metas de faturamento, as principais realizações de 2014 foram nosso recorde de produção (1.932.830,70 kg produzidos), a consolidação da governança corporativa e a criação do processo de CRM (Comunicação, Relações Públicas e Marketing). Para 2015 os principais desafios são atingir as metas, produzir um crescimento sustentável (pensando sempre em seus clientes e colaboradores) e criar valor sustentável para os setores de adesivos e construção.

Acesse a entrevista completa aqui: Wellington Almeida, Diretor de Logística da Quimicryl

“Quando valorizada a importância dos três pilares da sustentabilidade, observamos que as empresas que pensam assim estão na frente no mercado.”

Quando valorizada a importância dos três pilares da sustentabilidade, observamos que as empresas que pensam assim estão na frente no mercado.
As tendências macroeconômicas que afetam ou influenciam o iQPA são a variação de preços dos recursos e matérias-primas e a concorrência de produtos importados e produtos de varejo com baixa qualidade.

Como estratégias para curto, médio e longo prazo estão primeiramente atingir o faturamento previsto e posteriormente consolidá-lo. Futuramente aumentar nossa participação no mercado.
Em 2014, nossas principais realizações foram o inventário e neutralização das emissões de CO2eq, a consolidação do GAQ (Grupo de Apoio Quimicryl) e ter atingido a meta de despesas. Como fracasso, não atingir a meta prevista de faturamento. Para 2015 os principais desafios são tornar os produtos mais robustos, mantendo e/ou melhorando a qualidade com menor custo!

Acesse a entrevista completa aqui: Fernando Souza, Diretor do iQPA da Quimicryl

“Quando resolvemos relatar as ações da Quimicryl através da GRI, foi porque percebemos que com essa atitude estaríamos envolvendo os nossos colaboradores em um projeto que fizesse com que eles ajudassem a empresa a crescer e também levar essa visão de sustentabilidade para fora da empresa. Essa foi uma estratégia assertiva e sabemos que o futuro da empresa estará garantido enquanto estivermos trabalhando em direção a sustentabilidade.”


A Direção da Quimicryl sempre teve um pensamento de prosperidade, ou seja, de adotar atitudes que pudessem fazer com que a empresa se perpetuasse e a sustentabilidade veio para reforçar esse pensamento.

Quando resolvemos relatar as ações da Quimicryl através da GRI, foi porque percebemos que com essa atitude estaríamos envolvendo os nossos colaboradores em um projeto que fizesse com que eles ajudassem a empresa a crescer e também levar essa visão de sustentabilidade para fora da empresa. Essa foi uma estratégia assertiva e sabemos que o futuro da empresa estará garantido enquanto estivermos trabalhando em direção a sustentabilidade.

Com essa economia atual não temos certeza do que poderá acontecer no futuro, sabemos que estamos atravessando uma crise e isso poderá afetar as empresas, por isso temos que ficar atentos aos acontecimentos para tomada de decisões. Por exemplo, o índice de desemprego está se elevando e isso só aumenta o pessimismo para o próximo ano. Para 2015, a inflação projetada continua em 5,70%. O crescimento econômico deve chegar a -2%, uma taxa extraordinariamente baixa para uma economia emergente.
Esse cenário vai influenciar bastante a Quimicryl, que busca o seu crescimento e o crescimento dos seus colaboradores que pretendem ter suas casas próprias e fazer uma reserva para o futuro. Pensando como gestão de pessoas isso é bastante desmotivador e triste. Se a economia do país ficar estagnada nós também ficamos de mãos atadas.
A Quimicryl tem suas estratégias muito bem planejadas, uma delas é a busca do crescimento e a consolidação das metas do plano de vendas, outra estratégia é garantirmos novamente os certificados da Qualidade e Ambiental que seremos auditados num futuro próximo, maio de 2015. Para médio prazo consolidarmos a governança corporativa, com a criação do GAQ – Grupo de Apoio a Quimicryl – que se formou em 2013 e que vem a cada dia amadurecendo e mostrando que uma empresa pode ser melhor se todos trabalharem unidos e com um mesmo objetivo.
Em longo prazo desejamos estar num patamar de vendas já superado, isto é, faturando muito, talvez o dobro ou o triplo, para garantirmos melhores salários e mais treinamentos para os nossos colaboradores.

Em minha opinião uma das realizações da Quimicryl em 2014 foi a mudança no quadro societário da empresa com a admissão de mais seis sócios quotistas sendo eles ex-funcionários, saindo do sistema de contrato CLT e passando para o quadro de acionistas. Isso mostra o retorno dos investimentos feitos em educação e treinamentos específicos, formando nossos colaboradores em grandes profissionais e capazes de administrar uma empresa: essa é uma demonstração da nossa participação na sociedade transformando pessoas comuns em cidadãos de respeito e responsabilidade. Outra realização importante foi a criação do CRM – Processo de Comunicação, Relações Públicas e Marketing – que vem se consolidando aos poucos, mas com grandes desafios pela frente.

O que chamo de fracasso é uma luta constante para conseguirmos atingir as metas estipuladas em nosso plano de vendas, pois esse objetivo faz parte de todos os processos e é uma busca constante que já está no dia a dia de todos os colaboradores e quando terminamos o ano sem termos atingido essa meta, chamo de fracasso, mas a luta continua e ainda mais forte, não deixamos nos abater por isso.
Para 2015 os desafios são muitos, além de atingirmos as metas do plano de vendas, consolidarmos a meritocracia e continuarmos essa empresa inovadora, com líderes cheios de vigor e vontade de crescer.

Acesse a entrevista completa aqui: Vita Tereza, Diretora de Gestão de Pessoas da Quimicryl