12 mar Para consumidor, gasolina, comida e luz são as ‘vilãs’ da alta dos preços
Percepção é positiva em relação a finanças pessoais e pessimista com país. 93% acreditam que crise hídrica tem gerado despesas adicionais.
Na avaliação de consumidores, os “vilões” da alta dos preços nos primeiros meses do ano foram combustíveis, com 24% das opiniões, alimentação (23%) e energia elétrica (18%), segundo pesquisa divulgada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Outros reajustes que pesaram no orçamento foram impostos (11%), moradia, aluguel e condomínio (7%), transportes e conduções (5%), educação (4%), água (3%), telefonia (2%).
Apesar desses aumentos, a maioria dos pesquisados (57%) acredita que a situação de suas finanças pessoais está igual ou melhor que no ano passado, enquanto 43% acham que o quadro de suas finanças piorou nos primeiros meses de 2015. Essa percepção é de todas as classes de renda: na A/B, 63% consideram que a sua situação financeira está igual ou melhor este ano, percentagem que foi de 56% tanto na classe C quanto na D/E.
Já em relação à economia brasileira, o sentimento do consumidor é bem mais pessimista: 83% do total considera que o cenário econômico piorou nos primeiros meses deste ano. A piora foi mais sentida nas classes C e D/E, ambas com 85% do total dos respondentes, em comparação aos 78% da classe A/B.
Crise hídrica
De acordo com o levantamento, 93% dos consumidores acreditam que a crise no abastecimento de água em alguns estados afeta a economia do país e tem gerado despesas adicionais no orçamento. A percepção é maior na região Sudeste, com 95% das menções, contra 88% no Nordeste. Na comparação entre as classes sociais, 96% dos consumidores das classes A e B acreditam que a crise de abastecimento interfere na economia.
Segundo a pesquisa, 83% dos consumidores tiveram despesas extras no orçamento doméstico para administrar a crise de água e energia elétrica.
O levantamento foi realizado com 1.477 consumidores entre os dias 6 e 23 de fevereiro.
Fonte: G1