17 fev Quinzena projeta ritmo de alta nas vendas
Emplacamentos crescem 4,4%
As vendas de veículos no País seguem em ritmo positivo. Na primeira quinzena de fevereiro foram emplacados 144,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o que representou crescimento de 14,6% sobre as 126,3 mil unidades registradas na primeira metade de janeiro passado e de 4,4% na comparação com os 138,7 mil do mesmo intervalo de fevereiro de 2011, segundo dados do Renavam divulgados na quinta-feira, 16, pela Fenabrave, a associação dos concessionários de veículos.
Em 11 dias úteis, a média de emplacamentos foi de 13.170 veículos/dia, contra 11.486/dia no mesmo período de janeiro, o que confirma o reaquecimento do mercado. Contudo, como fevereiro é um mês mais curto e terá o feriado de carnaval no meio, as vendas totais no mês devem ficar entre 250 mil e 260 mil unidades, ainda abaixo de janeiro.
O segmento de veículos leves (automóveis e comerciais leves) sustentou o avanço da primeira quinzena deste mês, com 136,8 mil unidades emplacadas, em alta de 14,6% sobre o mesmo período de janeiro e de 5% ante fevereiro do ano passado.
PESADOS
A única queda de vendas ocorreu no segmento de caminhões. Esse resultado já era esperado, em virtude da nova legislação de emissões de poluentes para veículos equipados com motores diesel estipulada pelo Proconve P7, em vigor desde 1º de janeiro, que encareceu de 8% a 15% os chamados modelos Euro 5 e causou antecipação de compras em 2011 ou adiamento para o segundo semestre do ano. Foram emplacados 6,4 mil caminhões na primeira quinzena de fevereiro – muitos deles ainda são Euro 3 produzidos no fim de 2011 –, em retração de 6,4% sobre a primeira metade de fevereiro de 2011, mas já em alta de 8,8% na comparação com os primeiros quinze dias janeiro.
O segmento de ônibus surpreendeu positivamente. Mesmo também sendo afetadas pelo Proconve P7, os emplacamentos cresceram 1% sobre a primeira quinzena de fevereiro de 2011 e 49,3% ante a primeira metade de janeiro passado, totalizando 1,69 mil unidades vendidas. Como as encomendas de chassis são feitas com maior antecedência, para posterior encarroçamento, estima-se que todos os ônibus vendidos até agora sejam equipados ainda com motorização Euro 3.
RANKING
Nas vendas acumuladas nos primeiros 45 dias de 2012 (janeiro mais a primeira quinzena de fevereiro) não houve alterações no ranking das marcas. No mercado de automóveis e comerciais leves, a Fiat segue na primeira colocação, com 21,3% de participação, seguida pela Volkswagen (20,6%), General Motors (19,4%), Ford (9%) e Renault (6,7%).
No segmento de caminhões também não houve alterações em relação ao fim de 2011. A MAN/VW segue em primeiro, com 28,3% das vendas acumuladas no ano. Em seguida vêm a Mercedes-Benz (25,6%), Ford (16,8%), Volvo (11,3%) e Iveco (8,8%).
O carro mais vendido do País continua sendo o VW Gol (30,3 mil unidades de janeiro à primeira metade de fevereiro), seguido pelo Fiat Uno (27,8 mil), Chevrolet Celta (18,7 mil), Fiat Palio (17,8 mil) e VW Fox (15,2 mil).
Fonte: Automotive Business