07 fev Relatórios de Sustentabilidade – Sete perguntas e conselhos que os executivos deveriam fazer antes de começar o processo de estruturação e criação de seus relatórios.
Relatórios de Sustentabilidade
Antes de pensar em reportar, pense nas tendências mundiais de relatório:
– Para realmente capturar o valor de negócio no relatório, é preciso que sejam postos em prática sistemas de governança, métricas e definição de objetivos.
– Mais e mais investidores e agências avaliadoras estão olhando para esses relatórios e agora não é o momento de “dourar a pílula”
– Crie uma comunicação sólida e confiável, relacionado aos seus desafios.
1. Quem emite relatórios de sustentabilidade?
Mais de 3.000 empresas em todo o mundo, incluindo mais de 30% das Fortune Global 500.
2. Por que fazer um relatório de sustentabilidade, se a minha empresa não precisa?
Cada vez mais, as partes interessadas externas, tais como investidores institucionais, esperam isso da sua empresa. O Relatório também pode trazer melhorias operacionais, reforçar sua aderência a leis e normas, além de melhorar a sua reputação corporativa.
3. Que informação um relatório de sustentabilidade deve conter?
Os relatórios devem conter indicadores-chave de desempenho relevantes para a indústria da empresa relatora. Quatro princípios para decidir o que incluir: materialidade, inclusão dos stakeholders, contexto da sustentabilidade e completude.
4. Que tipo de governança, sistemas e processos são necessários para informar sobre sustentabilidade?
A Governança deve ser uma exigência de cima para baixo, partindo do alto nível e deve ter linhas claras de informação. Também é necessário: organizados sistemas e processos que ajudem as empresas a coletar, armazenar e analisar as informações sobre sustentabilidade. Saiba Mais.
5. Os relatórios de sustentabilidade têm de ser auditados?
Ainda não. Mas eles estão sendo acompanhados mais de perto do que nunca. Com essa tendência, os usuários da informação sustentabilidade esperarão que as informações sejam validadas por uma terceira parte confiável.
6. Quais são os desafios e riscos de um relatório?
Relatórios de sustentabilidade apresentam muitos desafios, incluindo a consistência dos dados, o equilíbrio entre informações positivas e negativas, e a melhora continua do desempenho e a manutenção de relatórios concisos e de fácil leitura.
7. Como as empresas podem obter o máximo valor de relatórios de sustentabilidade?
Os relatórios de sustentabilidade deveriam ser leitura obrigatória para todos os funcionários, e pode ser uma valiosa ferramenta para comunicação com os públicos externos. Estabelecer metas na forma de KPIs também obrigará a organização a atingir as metas declaradas publicamente, o que torna os relatórios uma ferramenta de responsabilidade.
Checklist dos próximos passos:
– Identificar claramente as suas questões de sustentabilidade da empresa
– Engajar os stakeholders (todas as partes interessadas)
– Estabelecer um processo de controle mais rigoroso, para garantir que sua informação seja confiável
* Esse material foi baseado em uma recente publicação da Ernst & Young sobre o assunto.
A Bio2 Sustentabilidade usa a metodologia GRI para criar seus relatórios. Deseja saber mais?
Fonte: Agenda Sustentável